Trancamento ou desistência de curso

Trancamento de Curso

 

O aluno poderá interromper seus estudos por um, dois, três, ou quatro semestres (período máximo).

 

Como proceder:

 

1 – Preencha o questionário do NUPE no Link: Questionário de Trancamento

O preenchimento é simples e rápido.

Suas respostas  são valiosas para o planejamento de inúmeras ações dentro da Universidade.

 

2 – Solicitar declarações negativas:

  • Declaração negativa de débito da biblioteca (pode ser retirada pelo Sistema Pergamum ou solicitada através do e-mail bs.bnu@contato.ufsc.br ); A apresentação desta Declaração é dispensada a estudantes em situação de trancamento e a novos estudantes (calouros) que solicitem o cancelamento antes do início das aulas previsto no Calendário Acadêmico.
  • Declaração negativa de débito do restaurante universitário (solicitar através do e-mail ru.blumenau@contato.ufsc.br).

 

3 – Entrar no PAI (Portal de Atendimento Institucional) preencher o formulário de “trancamento de matrícula” e anexar as declarações em um único arquivo em formato zip (não digitalize-os novamente para que não quebre a assinatura eletrônica).

 

Obs.: Para destrancar a sua matrícula antes do prazo solicitado no momento do trancamento entre no PAI e preencha o formulário “destrancamento de matrícula”. O pedido deve ser feito antes da abertura do prazo do último período de ajuste de disciplinas (solicitação de disciplinas) para o semestre.


Desistência/Cancelamento de Curso

O aluno poderá interromper seus estudos, em caráter definitivo (desistência do curso com quebra do vínculo com a instituição – cancelamento de matrícula) a qualquer tempo, mediante requerimento, por motivo de:

  • Aprovação em novo concurso vestibular UFSC;
  • Aprovação em concurso vestibular em outra IES;
  • Incompatibilidade com o curso quanto ao currículo.

Como proceder:

1 – Preencha questionário do NUPE no Link: Questionário de Cancelamento

 

2 – Solicitar declarações negativas:

  • Declaração negativa de débito da biblioteca (pode ser retirada pelo Sistema Pergamum ou solicitada através do e-mail bs.bnu@contato.ufsc.br ); A apresentação desta Declaração é dispensada a estudantes em situação de trancamento e a novos estudantes (calouros) que solicitem o cancelamento antes do início das aulas previsto no Calendário Acadêmico.
  • Declaração negativa de débito do restaurante universitário (solicitar através do e-mail ru.blumenau@contato.ufsc.br).

 

3 – Entrar no PAI (Portal de Atendimento Institucional) preencher o formulário de “cancelamento de matrícula” e anexar as declarações em um único arquivo em formato zip (não digitalize-os novamente para que não quebre a assinatura eletrônica).