Serviços das Secretarias
> Secretaria Acadêmica – clique aqui para solicitar os serviços abaixo:
1. Cancelamento de matrículaO aluno poderá interromper seus estudos, em caráter definitivo (desistência do curso com quebra do vínculo com a instituição – cancelamento de matrícula) a qualquer tempo, mediante requerimento, por motivo de:
- Aprovação em novo concurso vestibular UFSC;
- Aprovação em concurso vestibular em outra IES;
- Incompatibilidade com o curso quanto ao currículo.
Como proceder:
Preencha o questionário disponível no seguinte Link: Questionário de Cancelamento
Após entre no PAI (Portal de Atendimento Institucional) preencha o formulário de “cancelamento de matrícula” e anexar os seguintes documentos em um único arquivo em formato zip (não digitalize-os novamente para que não quebre a assinatura eletrônica):
- Declaração negativa de débito da biblioteca (pode ser retirada pelo Sistema Pergamum ou solicitada através do e-mail bs.bnu@contato.ufsc.br );
- Declaração negativa de débito do restaurante universitário (solicitar através do e-mail ru.blumenau@contato.ufsc.br).
2. Destrancamento de matrícula
Para destrancar a sua matrícula antes do prazo solicitado no momento do trancamento, entre no PAI e preencha o formulário “destrancamento de matrícula”. O pedido deve ser feito antes da abertura do prazo do último período de ajuste de matrícula no semestre que quiser retornar.
3. Justificativa de infrequência
4. Prorrogação do prazo para conclusão do curso (PDIC)
5. Regime domiciliar
6. Requerimento geralPara fazer requerimentos à Secretaria Acadêmica não contemplados nas outras opções do PAI.
7. Revisão de avaliação
O aluno poderá requerer a revisão da avaliação, mediante justificativa circunstanciada, dentro de 2 dias úteis, após a divulgação do resultado.
8. Segunda Avaliação
Se você perder alguma prova por motivo de força maior e plenamente justificado, poderá solicitar uma segunda avaliação.
9. Solicitação de documentos escolares
Para solicitar atestados, históricos, declarações e demais documentos emitidos pela Secretaria Acadêmica.
10. Trancamento de matrícula
O aluno poderá interromper seus estudos por um, dois, três, ou quatro semestres (período máximo).
Como proceder:
1 – Preencha o questionário do NUPE no Link: Questionário de Trancamento
O preenchimento é simples e rápido.
Suas respostas são valiosas para o planejamento de inúmeras ações dentro da Universidade.
2 – Entrar no PAI (Portal de Atendimento Institucional) preencher o formulário de “trancamento de matrícula” e anexar os seguintes documentos em um único arquivo em formato zip (não digitalize-os novamente para que não quebre a assinatura eletrônica):
- declaração negativa de débito da biblioteca (pode ser retirada pelo Sistema Pergamum ou solicitada através do e-mail bs.bnu@contato.ufsc.br );
- Declaração negativa de débito do restaurante universitário (solicitar através do e-mail ru.blumenau@contato.ufsc.br).
11. Validação de disciplinas
O estudante pode solicitar a abertura do processo de validação de disciplinas da graduação. Essa hipótese é válida caso o estudante já tenha cursado, com aprovação, disciplinas em outra Instituição de Ensino Superior (IES). Para saber como proceder, clique aqui.
> Secretaria dos Cursos de Graduação – clique aqui para solicitar os serviços abaixo:
1. Colação de Grau em GabinetePara você solicitar a sua colação em gabinete, é preciso que preencha o formulário disponibilizado do Guia no Estudante, assine pelo Assina UFSC e encaminhe pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).
Lembrando que caberá ao Diretor do Centro de Blumenau decidir sobre pedidos de colação de grau em caráter de excepcionalidade. O estudante deve requerer a colação de grau em gabinete mediante ofício e justificativa, respeitando o Art. 26 da Resolução Normativa Nº 31/CGRAD/2016. Na impossibilidade de o formando comparecer, por motivo justificado, à solenidade oficial de outorga de grau, ele poderá prestar juramento e receber o grau em gabinete, em data e horário designado pelo diretor da unidade universitária.
2. Declarações
Para você solicitar declarações diversas.
3. Envio de documentação para processo de formatura
Encaminhar a documentação solicitada pela Secretaria de Cursos por e-mail aos prováveis formandos do semestre corrente
4. Envio de quitações da BU e RU para processo de formatura
Encaminhar a documentação solicitada pela Secretaria de Cursos por e-mail aos prováveis formandos do semestre corrente
5. Envio do Comprovante do RAENO para processo de formatura
Encaminhar a documentação solicitada pela Secretaria de Cursos por e-mail aos prováveis formandos do semestre corrente
6. Procuração para retirada de diploma por terceiros
Para que terceiros retirem o diploma em seu nome, é necessário que se providencie uma procuração simples. O modelo está no Guia do Estudante, no menu “Formulários”.
Deve ser preenchido, assinado pelo Assina UFSC e encaminhado pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).
No momento da retirada, o procurador deve apresentar um documento de identificação com foto para o servidor que fará a entrega do diploma e assinar o protocolo da entrega.
7. Requerimento de AACC ou ATCC
Cada curso possui seu próprio Regimento de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais e seu formulário de requerimento.
8. Requerimento geral
Para fazer requerimentos aos colegiados de curso, mobilidade acadêmica, aproveitamento extraordinário de estudos, entre outros.