Boas-vindas

Acesse também calouros.ufsc.br

Seja bem-vindo (a) ingressante UFSC !

Parabéns! Você agora faz parte do corpo estudantil da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Blumenau. Essa conquista, tão esperada, chega em um momento bem peculiar de nossa instituição e, também, do mundo. 

Estamos todos (as) unidos (as) para superar a pandemia de Covid-19. Enquanto ela não acaba e até estarmos todos com o esquema vacinal completo, o início da sua vida acadêmica será um pouquinho diferente daquilo a que estamos habituados (as). 

O sistema de ensino adotado será o remoto (atividades pedagógicas não presenciais), até que possamos estar reunidos (as) novamente na nossa Sede Acadêmica. Para isso, seguem algumas orientações para que você comece sua trajetória acadêmica com mais confiança e tranquilidade. 

Ah, e não se esqueça: nosso corpo de servidores (as) está à sua disposição para sanar dúvidas e garantir que você desenvolva suas atividades com qualidade. É só você conferir os sites dos setores ou então verificar nossa planilha de contatos – clique aqui.

Vamos começar!

1) Como funciona o sistema de ensino remoto?

É muito importante entender que você foi aprovado (a) para uma graduação presencial que, no momento, está operando de forma remota para garantir a segurança e a vida de todos (as) em razão da pandemia de Covid-19.

Por isso, é importante frisar que o ensino remoto no formato adotado emergencialmente pela UFSC não é a mesma coisa que Educação a Distância (EaD). Ou seja, você terá que comparecer a sua aula, na sala virtual indicada pelo (a) professor (a) da disciplina, nos dias e horários estabelecidos e cumprir com as atividades e avaliações propostas nos prazos indicados. 

Além dos momentos de aula síncrona (simultânea, ao vivo), serão repassadas aos (às) estudantes atividades assíncronas (não simultâneas) pela plataforma Moodle, e-mail ou outros meios de comunicação adotados pelo (a) docente em comum acordo com a turma.

 

2) Calendário Acadêmico Suplementar Excepcional 2021

O calendário acadêmico da UFSC não necessariamente segue o ano civil. Com a interrupção e retomada das aulas ocorrida em 2020, nosso calendário acadêmico ficou diferente do habitual. O semestre letivo 2021.2 terá início no dia 25 de outubro e vai até 26 de março de 2022, com um período de recesso entre 19/12 e 30/01.

Portanto, para você não perder nenhum prazo, você deve sempre ter em mãos o Calendário Acadêmico da UFSC. Ele é aprovado anualmente pelo Conselho Universitário e quem faz sua consolidação é o Departamento de Administração Escolar (DAE).

 

3) Matrícula e renovação periódica da matrícula

O (a) ingressante (ao garantir a efetivação da sua vaga por meio da entrega da documentação obrigatória no prazo estabelecido) já começa a graduação com a sua grade de horários consolidada, matriculado (a) em todas as disciplinas obrigatórias da primeira fase. Nesse caso, é só começar as aulas!

Mas a partir da segunda fase da graduação o (a) estudante é responsável por renovar sua matrícula, a cada semestre, por meio do sistema de Controle Acadêmico da Graduação (CAGR).

Você deve consultar sempre o calendário acadêmico para saber quais são os períodos de solicitação e ajuste de matrícula a cada semestre. Passados estes prazos, você não terá mais direito à matrícula.

Os estudantes do Centro Acadêmico de Licenciatura em Química do nosso Campus elaboraram um tutorial sobre o CAGR que pode ser muito útil para quem está começando – clique aqui.

 

4) Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle

A plataforma de apoio pedagógico utilizada, majoritariamente, pela UFSC é o Moodle. Nela você terá acesso aos avisos das disciplinas, aos materiais postados pelos (as) docentes, planos e cronogramas das disciplinas, além da indicação das salas virtuais onde serão realizadas suas aulas.

Para você ter acesso ao Moodle e a todos os sistemas da UFSC (autenticação centralizada) você precisa ter seu IDUFSC (Identidade UFSC) ativo. É como se fosse a sua carteira de identidade virtual da UFSC. Com esse login e senha você pode navegar por todas as ferramentas habilitadas aos estudantes de nossa universidade (Saiba como ativar seu IDUFSC aqui).

Bom, voltando ao Moodle: você encontra diversos tutoriais em vídeo e texto na página do Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (Piape) da UFSC – clique aqui. Se mesmo lendo o material/vendo os vídeos você tiver dúvidas, você pode entrar em contato com o programa, pois os tutores da área de Informática estão à disposição para auxiliá-lo (a).

Há diversos cursos e oficinas que ensinam a utilizar o Moodle. Seguem algumas abaixo, caso você já queira ir se habituando ao seu novo ambiente virtual de aprendizagem:

 

5) Apoio pedagógico e Piape

Ninguém entra na universidade sabendo tudo, não é mesmo? Por isso, para te apoiar nessa transição e durante toda sua graduação e/ou pós-graduação, a UFSC tem o Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (Piape).

O Piape oferece cursos, aulões e orientações em diversas áreas: Cálculo, Química, Estatística, Leitura e Produção Textual… e também Informática! Em Blumenau, você pode trocar uma ideia com a Gabriela, do Núcleo Pedagógico, que é a coordenadora local do programa.

Ficou interessado (a)? Dá uma olhadinha nesses vídeos ou acesse o site do programa.

Ah, no canal do programa no YouTube você encontra vários vídeos úteis!

O Piape também está preparando uma série de atividades para receber os calouros do semestre 2021.2. Serão ofertados vários mini cursos entre os dias 18 e 27 de outubro. A programação completa será divulgada nos próximos dias no site do programa, mas já anota aí na agenda para não esquecer!

 

6) Biblioteca

A Biblioteca Setorial do Campus Blumenau (BSBLU) é vinculada à rede da Biblioteca Universitária da UFSC (BU). Atualmente, por causa da pandemia, o empréstimo de livros pelos (as) estudantes está suspensa. Quando tiver alguma mudança em relação a isso, todos serão comunicados por e-mail.

Entretanto, além dos materiais disponibilizados pelos (as) docentes das disciplinas, é possível realizar suas pesquisas acadêmicas por meio de repositórios, bases de dados, Portal da Capes, dentre outras ferramentas e plataformas de busca.

No Portal da BU, você encontra todas as orientações sobre como acessar esses conteúdos digitais. Em caso de dúvidas, entre em contato com a BSBLU pelo e-mail: bs.bnu@contato.ufsc.br

Aproveite e dê uma olhadinha no canal da BU no YouTube. Lá você encontra diversos cursos e dicas de pesquisa.

 

7) Um guia pra chamar de seu

Ufa, quanta informação, não é mesmo? Calma, você não precisa saber tudo de uma vez só. Leia com calma as orientações, tire dúvidas com a nossa equipe de servidores, vá aos poucos.

O Campus Blumenau tem ainda um portal voltado especialmente para você: o Guia do Estudante. Lá você encontra os contatos das secretarias, coordenações de curso, formulários e sistemas acadêmicos, informações de apoio psicopedagógico, assistência estudantil e muito mais. 

Também reunimos informações sobre saúde, alimentação, moradia e serviços públicos de Blumenau. 

 

8) Podcast 

Pensando em te ajudar nessa ambientação à vida acadêmica, um grupo de alunos da disciplina de Gestão de Projetos lançou o podcast “Ei calouro! Vamos te ajudar”, voltado para os novos alunos que ingressam na UFSC Blumenau. O objetivo é auxiliar os calouros, falando sobre a estrutura do campus e os serviços oferecidos.

O primeiro episódio é voltado para quem acabou de passar no processo seletivo da UFSC e traz orientações sobre os procedimentos de matrícula (etapa que você já concluiu). Mas a partir do segundo episódio são abordados temas como os editais de assistência estudantil, Biblioteca Universitária (BU), Restaurante Universitário (RU), Moodle e CAGR.

O grupo é formado pelos estudantes Alexei Felipe Paim, Gabrielle Louise Ribas de Lima, João Victor Ferreira e Thiago José Bechtold. O podcast está disponível no Spotify (clique aqui para acessar).

 

9) Centros Acadêmicos

Os centros acadêmicos (CAs) são entidades estudantis que representam os estudantes de um curso de nível superior. Se você frequentou uma escola que tinha um grêmio estudantil, já sabe mais ou menos como funciona. 

Na UFSC, os CAs são chamados para participar da tomada de decisão do campus, e também são consultados sobre alterações do currículo do curso e ações de assistência estudantil. Então sim, eles têm um papel de grande importância na sua vida universitária!   

Aqui na UFSC Blumenau, os CAs são bem ativos e possuem ações específicas para ajudar a orientar os calouros nesse início de jornada acadêmica. Selecione abaixo o CA do seu curso e mande um oi: 

Além dos centros acadêmicos, os alunos da UFSC Blumenau também coordenam uma atlética (ACUB) e uma empresa júnior (Integre Jr). Saiba mais sobre cada organização e participe!

 

10) Conecte-se com a sua universidade!

A UFSC e o Campus Blumenau estão presentes nas redes sociais! Siga nossas páginas e perfis para ficar por dentro de tudo o que rola no cotidiano da universidade:

+ UFSC Campus Blumenau
Facebook: @UFSCBnu
Instagram: @ufsc_bnu
YouTube: UFSC Blumenau

+ UFSC (geral)
Facebook: @UniversidadeUFSC
Instagram: @universidadeufsc
Twitter: @UFSC
YouTube: UFSC
Canal de notícias no Telegram: t.me/universidadeufsc 

—-

OBSERVAÇÃO: esta página tem fins de orientação, não isentando o estudante de regularizar, junto à Secretaria Acadêmica, eventuais pendências relativas à sua matrícula na Universidade. E-mail: blumenau@contato.ufsc.br | (48) 3721-6308 (Whatsapp).