Secretaria Acadêmica
A Secretaria Acadêmica do Campus Blumenau da UFSC, em conjunto com o DAE/PROGRAD, é o setor responsável pelos expedientes acadêmicos, tais como gerenciamento das matrículas, trancamentos, abertura e protocolo de processos de validação, transferências e retornos, protocolo de requerimentos endereçados aos Colegiados de Curso e Departamentos, além de estabelecer interface com outros setores estratégicos da Universidade como o Departamento de Integração Acadêmica e Profissional (DIP/PROGRAD).
Horário de Atendimento Externo: de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e das 13h às 21h.
Equipe:
- (48) 3721-5109 | (47) 3232-5109 – Cláudio de Morais (Chefe Divisão da Secretaria Acadêmica dos Cursos – DSAC/CTE)
(48) 3721-3381 | (47) 3232-5181– Marcos Roberto Machado (Assistente em Administração – Expediente) [afastado para capacitação]- (48) 3721-6308 | (47) 3232-5101 – Karina Gonçalves (Assistente em Administração – Expediente)
- (48) 3721-3381 | (47) 3232-5181 – Rafaela Kracik Siqueira (Assistente em Administração – Expediente)
E-mail: blumenau@contato.ufsc.br
- Documentos
A Secretaria Acadêmica não realiza a expedição ou cópia de documentos passíveis de serem obtidos online, via CAGR (veja lista abaixo), pelos estudantes. Entretanto a autenticação, mediante carimbo e assinatura, pode ser solicitada ao setor.
- Atestado de Matrícula;
- Atestado de Frequência (a ser assinado pelos professores);
- Espelho de Matrícula;
- Histórico Escolar (Síntese);
- Histórico Escolar (Documento).
- Ajuste de matrícula
- Aproveitamento excepcional
- Cancelamento de matrícula (desistência)
- Quebra de pré-requisito
- Atividades técnico-científico-culturais (ATCC) – Lic. em Matemática
- Atividades técnico-científico-culturais (ATCC) – Lic. em Química
- Requerimento livre (uso geral)
- Requerimento para revisão de prova
- Requerimento de Segunda Chamada de Prova
- Trancamento de matrícula
- Validação de disciplinas
- Procedimentos realizados no setor:
Todo aluno regularmente matriculado em curso de graduação que apresentar domínio do conteúdo programático de determinada disciplina em nível igual ou superior ao exigido na mesma e que for aprovado no Exame de Avaliação, poderá, em caso de aprovação, solicitar a validação integral dessa mesma disciplina, podendo, desta forma, abreviar a duração de seu curso. O graduando interessado em prestar o Exame, deverá encaminhar requerimento ao Presidente do Colegiado do seu Curso, devidamente instruído com a recomendação de um dos professores da disciplina.
- Requerimento para 2ª chamada de prova
O requerimento com a justificativa (normalmente atestado médico), deverá ser enviado até 03 (três) dias úteis após a realização da prova.
Este e outros serviços estão disponíveis em nosso Portal de Atendimento Institucional (PAI)