Secretarias – Acadêmica

  1. Horário de Atendimento Externo:
  • De segunda a sexta-feira, de 8h às 22h
  • (48) 3721-6308 | (47) 3232-5101 – Milton Umberto da Silva
  • (48) 3721-3381 | (47) 3232-5181 – Marcos Roberto Machado
  • (48) 3721-3399 | (47) 3232-5199 – Maura Regina Fontes Bulcão
  • Endereço eletrônico:  blumenau@contato.ufsc.br
  1. Documentos  (obtidos online através do CAGR e validados com carimbo e assinatura na secretaria acadêmica):
  • Atestado de Matrícula;
  • Atestado de Frequência (a ser assinado pelos professores);
  • Espelho de Matrícula;
  • Histórico Escolar (Síntese);
  • Histórico Escolar (Documento). 
  1. Formulários – Estudantes
  • Ajuste de matrícula
  • Aproveitamento excepcional
  • Cancelamento de matrícula (desistência)
  • Quebra de pré-requisito
  • Atividades técnico-científico-culturais (ATCC) – Lic. em Matemática
  • Atividades técnico-científico-culturais (ATCC) – Lic. em Química
  • Requerimento livre (uso geral)
  • Requerimento para revisão de prova
  • Requerimento de Segunda chamada
  • Trancamento de matrícula
  • Validação de disciplinas
  1. Procedimentos:

A validação serve para aqueles estudantes que vieram através de transferência de outras universidades e desejam aproveitar os créditos já cursados com aproveitamento, em outra instituição.

Deverá ser anexado ao processo:
Cópia do HISTÓRICO ESCOLAR devidamente carimbado e assinado pela instituição emitente. O histórico deve conter a legenda dos conceitos atribuídos ao estudante.
Os PLANOS DE ENSINO da instituição emitente referentes às disciplinas cursadas e que se deseja validar. Os documentos deverão estar devidamente carimbados e assinados em todas as suas vias.

Pontos a serem observados:
As nomenclaturas das disciplinas utilizadas no plano de ensino e no histórico escolar deverão ser compatíveis. Em caso de mudança nos mesmos, peça à instituição uma declaração de equivalência;
A carga horária da disciplina cursada pelo estudante deverá corresponder, no mínimo, em 75% a carga horária da disciplina a ser validada;
O conteúdo do plano de ensino deverá abranger os tópicos abordados no programa de curso da UFSC;
Após validação, os pedidos deferidos serão posteriormente encaminhados para o Departamento de Administração Escolar (DAE) para inserção no histórico do aluno.
Atenção:
Caso o aluno esteja cursando a disciplina que pretende validar, deverá aguardar o resultado do pedido de validação antes de abandonar a disciplina, uma vez que as atividades não poderão ser recuperadas no caso de indeferimento do pedido. 

O aluno poderá interromper seus estudos, através de requerimento de trancamento de matrícula, junto à secretaria acadêmica, desde que solicitado até 45 (quarenta e cinco) dias corridos do início do período letivo, mediante apresentação de quitação de débitos com a biblioteca. O período máximo de trancamento de matrícula no curso é de 4 (quatro) semestres. É vedado o trancamento de matrícula no semestre de ingresso ou reingresso nos Cursos de Graduação. Os períodos de trancamento de matrícula não serão computados para efeito de contagem do tempo de integralização curricular.

Todo aluno regularmente matriculado em curso de graduação que apresentar domínio do conteúdo programático de determinada disciplina em nível igual ou superior ao exigido na mesma e que for aprovado no Exame de Avaliação, poderá, em caso de aprovação, solicitar a validação integral dessa mesma disciplina, podendo, desta forma, abreviar a duração de seu curso. O graduando interessado em prestar o Exame, deverá encaminhar requerimento ao Presidente do Colegiado do seu Curso, devidamente instruído com a recomendação de um dos professores da disciplina.

  • Requerimento para 2ª chamada de prova

O requerimento com a justificativa (normalmente atestado médico), deverá ser entregue na secretaria até 03 (três) dias úteis após a realização da prova. Caso o estudante não tenha condições de comparecer na secretaria, poderá encaminhar por meio de outra pessoa.