Secretaria – Acadêmica

A Secretaria Acadêmica, em conjunto com o DAE/PROGRAD, é o setor do campus responsável pelos expedientes acadêmicos, tais como gerenciamento das matrículas, trancamentos, abertura e protocolo de processos de validação, transferências e retornos, protocolo de requerimentos endereçados aos Colegiados de Curso e Departamentos, além de estabelecer interface com outros setores estratégicos da Universidade como o Departamento de Integração  Acadêmica e Profissional (DIP/PROGRAD).

  1. Horário de Atendimento Externo: de segunda a sexta-feira, de 8h às 22h

Equipe:

  • (48) 3721-6308 | (47) 3232-5101 – Milton Umberto da Silva (Chefe de Expediente)
  • (48) 3721-3381 | (47) 3232-5181 – Marcos Roberto Machado (Assistente em Administração – Expediente)
  • (48) 3721-3381 | (47) 3232-5181 – Priscila Margarete Bona (Assistente em Administração – Expediente)
  • (48) 3721-3352 | (47) 3232-5152 – Rubens Bartel Junior (Assistente em Administração – Secretário de Estágios)

E-mail:  blumenau@contato.ufsc.br

 

  1. Documentos

A Secretaria Acadêmica não realiza a expedição ou cópia de documentos passíveis de serem obtidos online, via CAGR (veja lista abaixo), pelos estudantes. Entretanto a autenticação, mediante carimbo e assinatura, pode ser solicitada ao setor.

  • Atestado de Matrícula;
  • Atestado de Frequência (a ser assinado pelos professores);
  • Espelho de Matrícula;
  • Histórico Escolar (Síntese);
  • Histórico Escolar (Documento). 

 

  1. Formulários – Estudantes
  • Ajuste de matrícula
  • Aproveitamento excepcional
  • Cancelamento de matrícula (desistência)
  • Quebra de pré-requisito
  • Atividades técnico-científico-culturais (ATCC) – Lic. em Matemática
  • Atividades técnico-científico-culturais (ATCC) – Lic. em Química
  • Requerimento livre (uso geral)
  • Requerimento para revisão de prova
  • Requerimento de Segunda Chamada de Prova
  • Trancamento de matrícula
  • Validação de disciplinas

 

  1. Procedimentos:

 

 

Todo aluno regularmente matriculado em curso de graduação que apresentar domínio do conteúdo programático de determinada disciplina em nível igual ou superior ao exigido na mesma e que for aprovado no Exame de Avaliação, poderá, em caso de aprovação, solicitar a validação integral dessa mesma disciplina, podendo, desta forma, abreviar a duração de seu curso. O graduando interessado em prestar o Exame, deverá encaminhar requerimento ao Presidente do Colegiado do seu Curso, devidamente instruído com a recomendação de um dos professores da disciplina.

  • Requerimento para 2ª chamada de prova

O requerimento com a justificativa (normalmente atestado médico), deverá ser entregue na secretaria até 03 (três) dias úteis após a realização da prova. Caso o estudante não tenha condições de comparecer na secretaria, poderá encaminhar por meio de outra pessoa.