Semestre excepcional – Ajuste de matrícula

Orientações gerais

 

Assim como o primeiro semestre de 2020 o segundo semestre continuará de forma não presencial.

Para o bom andamento dos procedimentos é imprescindível que os alunos fiquem atentos aos prazos e instrumentos para solicitação de matrículas nas disciplinas, bem como, realização de pedidos de quebra de pré-requisitos, cancelamentos, trancamentos, entre outros.

 

Os calouros de 2020.2 serão automaticamente matriculados em todas as disciplinas de primeira fase disponíveis neste momento de atividades não presenciais. Caso queiram cancelar alguma matéria, poderão solicitar pelo sistema da Secretaria Acadêmica UFSC Blumenau de 17 a 22 de dezembro ou durante os dias 1º a 3 de fevereiro de 2021. Caso haja necessidade, há ainda a opção de cancelar todas as disciplinas e solicitar a inclusão do código ZZD2020, para manter o vínculo com a UFSC.

Para que você possa fazer a melhor escolha, procure a orientação do coordenador do seu curso. As disciplinas de primeira fase são bem concorridas e ficam reservadas para os calouros, abrindo só na última fase de ajuste as vagas remanescentes para os veteranos. Portanto, é importante que você faça o máximo de disciplinas de primeira fase que estiverem disponíveis, evitando pedir o cancelamento de alguma delas.

As principais explicações sobre o sistema podem ser verificadas neste link.

 

Os veteranos nas três primeiras etapas (vide tópico cronograma logo abaixo) farão suas solicitações e ajustes através do CAGR online. Contudo, a última etapa, destinada ao ajuste excepcional será realizada pelo sistema da Secretaria Acadêmica UFSC Blumenau.

 

Os pedidos de quebra de pré-requisito deverão ser feitos entre os dias 18 a 22 de janeiro de 2021 pelo Sistema da Secretaria Acadêmica do Campus Blumenau. Neste pedido o aluno deverá de forma justificada demonstrar a necessidade da concessão da pretendida quebra referente ao pré-requisito que ainda não possui para conseguir se matricular em determinada disciplina.

Caso haja necessidade de envio de algum documento, logo após a solicitação, envie e-mail para o site da Secretaria (blumenau@contato.ufsc.br) anexando o documento e informando no assunto:  “Quebra de Pré-requisito 2020-2 – nome do curso – nome do aluno – disciplina”.

Portanto, caso haja necessidade, o aluno deverá enviar para cada solicitação de disciplina um e-mail com a documentação que entender pertinente.

A análise dos pedidos de quebra de pré-requisitos pelas coordenações acontecerá do dia 25 de janeiro ao dia 3 de fevereiro de 2021.

Além de realizar o pedido de quebra de pré-requisito, independente de ter uma reposta positiva ou estar aguardando a análise o aluno precisará pedir também a inclusão da disciplina, para a qual está requerendo a quebra, no último período de ajuste excepcional realizado junto às coordenações dos cursos, que acontecerá do dia 1º ao dia 3 de fevereiro de 2021, através do Sistema da Secretaria Acadêmica do Campus Blumenau.

 

Durante o período de ajuste excepcional as coordenações estarão prestando as devidas orientações nas salas de atendimento virtual dos cursos. Para ser atendido agende um horário. Saiba como solicitar atendimento clicando aqui.

 

Em razão da continuidade das atividades no formato remoto e de acordo com a Resolução Normativa n. 146/2020/CUn os alunos poderão solicitar matrícula em disciplinas com sobreposição de horário. Para tanto deverão fazê-lo na última eta de ajuste (do dia 1º ao dia 3 de fevereiro) pelo Sistema da Secretaria Acadêmica do Campus Blumenau. A necessária autorização dos professores das disciplinas envolvidas será solicitada este semestre dentro do próprio sistema não havendo necessidade de envio de e-mail como no semestre passado.

Para maiores informações a respeito da sobreposição de horário clique aqui.

 

Os estudantes que desejarem manter o vínculo com a UFSC mas não tiverem condições de assistir às aulas poderão matricular-se na disciplina ZZD2020criada pela Câmara de Graduação. Para tanto basta que não estejam matriculados em nenhuma disciplina durante os períodos de ajuste. Pedimos que os alunos que pretendem ficar nesta nesta situação verifiquem seu atestado de matrícula no CAGR on-line após o dia 08 de fevereiro e que eventual irregularidade seja informada à Secretaria Acadêmica por e-mail (blumenau@contato.ufsc.br).

Atenção

Para orientações específicas de cada curso, consulte os canais de atendimento das Coordenações de Curso e Secretaria de Colegiados dos Cursos de Graduação.

Sites dos cursos de graduação da UFSC Blumenau:


Cronograma

17 a 22 de dezembro: 1ª etapa de matrículas on-line através do Controle Acadêmico da Graduação (CAGR).

7 de janeiro: resultado da 1ª etapa.

8 a 13 de janeiro: 2ª etapa de matrículas on-line (ajuste) através do Controle Acadêmico da Graduação (CAGR).

18 a 22 de janeiro: etapa única de recebimento dos pedidos de quebra de pré-requisito através do sistema da Secretaria Acadêmica UFSC Blumenau.

20 de janeiro: resultado da 2ª etapa.

25 e 26 de janeiro: 3ª etapa de matrículas on-line (ajuste) através do Controle Acadêmico da Graduação (CAGR).

25 de janeiro a 3 de fevereiro: análise dos pedidos de quebra de pré-requisitos pelas coordenações dos cursos.

29 de janeiro: resultado da 3ª etapa.

1º de fevereiro: início do período de trancamento de matrícula

1º a 3 de fevereiro: 4ª e última etapa de matrículas on-line (ajuste) através do sistema da Secretaria Acadêmica UFSC Blumenau.

4 e 5 de fevereiro: análise e processamento dos pedidos da 4ª etapa.

 


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