Semestre excepcional – Ajuste de matrícula

Orientações gerais

 

Assim como nos semestres anteriores (2020-1, 2020-2 e 2021-1) o segundo semestre de 2021 continuará de forma não presencial.

Para o bom andamento dos procedimentos é imprescindível que os alunos fiquem atentos aos prazos e instrumentos para solicitação de matrículas nas disciplinas, bem como, realização de pedidos de quebra de pré-requisitos, cancelamentos, trancamentos, entre outros.

 

Os calouros de 2021.2 serão automaticamente matriculados em todas as disciplinas de primeira fase disponíveis neste momento de atividades não presenciais. Caso queiram cancelar alguma matéria, poderão solicitar pelo sistema da Secretaria Acadêmica UFSC Blumenau de 25 a 27 de outubro de 2021. Caso haja necessidade, há ainda a opção de cancelar todas as disciplinas e solicitar a inclusão do código ZZD2020, para manter o vínculo com a UFSC.

Para que você possa fazer a melhor escolha, procure a orientação do coordenador do seu curso. As disciplinas de primeira fase são bem concorridas e ficam reservadas para os calouros, abrindo só na última fase de ajuste as vagas remanescentes para os veteranos. Portanto, é importante que você faça o máximo de disciplinas de primeira fase que estiverem disponíveis, evitando pedir o cancelamento de alguma delas.

As principais explicações sobre o sistema podem ser verificadas neste link.

 

Os veteranos nas três primeiras etapas (vide tópico cronograma logo abaixo) farão suas solicitações e ajustes através do CAGR online. Contudo, a última etapa, destinada ao ajuste excepcional será realizada pelo sistema da Secretaria Acadêmica UFSC Blumenau.

 

Os pedidos de quebra de pré-requisito deverão ser feitos entre os dias 11 a 14 de outubro de 2021 pelo Sistema da Secretaria Acadêmica do Campus Blumenau. Neste pedido o aluno deverá de forma justificada demonstrar a necessidade da concessão da pretendida quebra referente ao pré-requisito que ainda não possui para conseguir se matricular em determinada disciplina.

Caso haja necessidade de envio de algum documento, logo após a solicitação, envie e-mail para o site da Secretaria (blumenau@contato.ufsc.br) anexando o documento e informando no assunto:  “Quebra de Pré-requisito 2021-1 – nome do curso – nome do aluno – disciplina”.

Portanto, caso haja necessidade, o aluno deverá enviar para cada solicitação de disciplina um e-mail com a documentação que entender pertinente.

A análise dos pedidos de quebra de pré-requisitos pelas coordenações acontecerá do dia 15 ao dia 20 de outubro de 2021, sendo o resultado informado no sistema até no máximo dia 21 de outubro. Se o seu pedido for indeferido faça a solicitação de outra disciplina, se assim desejar, pelo sistema CAGR on line, nos dias 21 e 22 de outubro. Se seu pedido for deferido faça a solicitação pelo sistema da secretaria nos dia 25 a 27 de outubro (observe a orientação abaixo).

Além de realizar o pedido de quebra de pré-requisito, sendo seu pedido deferido ou se estiver aguardando a análise o aluno precisará pedir também a inclusão da disciplina, para a qual está requerendo a quebra, no último período de ajuste excepcional realizado junto às coordenações dos cursos, que acontecerá do dia 25 ao dia 27 de outubro de 2021, através do Sistema da Secretaria Acadêmica do Campus Blumenau.

 

Durante o período de ajuste excepcional as coordenações estarão prestando as devidas orientações nas salas de atendimento virtual dos cursos. Para ser atendido agende um horário. Saiba como solicitar atendimento clicando aqui.

 

Em razão da continuidade das atividades no formato remoto e de acordo com a Resolução Normativa n. 146/2020/CUn os alunos poderão solicitar matrícula em disciplinas com sobreposição de horário. Para tanto deverão fazê-lo na última eta de ajuste (do dia 25 ao dia 27 de outubro) pelo Sistema da Secretaria Acadêmica do Campus Blumenau. A necessária autorização dos professores das disciplinas envolvidas será solicitada e analisada pelos professores das disciplinas envolvidas dentro do próprio sistema não havendo necessidade de envio de e-mail.

Para maiores informações a respeito da sobreposição de horário clique aqui.

 

Os estudantes que desejarem manter o vínculo com a UFSC mas não tiverem condições de assistir às aulas poderão ficar registrados na “disciplina” ZZD2020criada pela Câmara de Graduação. Para tanto basta que não estejam matriculados em nenhuma disciplina durante os períodos de ajuste. Pedimos que os alunos que pretendem ficar nesta nesta situação verifiquem seu atestado de matrícula no CAGR on-line após o dia 1º de novembro e que eventual irregularidade seja informada à Secretaria Acadêmica por e-mail (blumenau@contato.ufsc.br).

Atenção

Para orientações específicas de cada curso, consulte os canais de atendimento das Coordenações de Curso e Secretaria de Colegiados dos Cursos de Graduação.

Sites dos cursos de graduação da UFSC Blumenau:


Cronograma

30 de setembro a 4 de outubro:           1ª etapa de matrículas on-line através do Controle Acadêmico da                                                                               Graduação (CAGR)

11 de outubro:                                            resultado da 1ª etapa

11  a  14 de outubro:                                etapa única de recebimento dos pedidos de quebra de pré-                                                                                          requisito através do sistema da Secretaria Acadêmica UFSC Blumenau

11 a 15 de outubro:                                  2ª etapa de matrículas on-line (ajuste) através do Controle Acadêmico                                                                       da Graduação (CAGR)

15 a 20 de outubro:                                  análise dos pedidos de quebra de pré-requisitos pelas coordenações                                                                       dos cursos

19 de outubro:                                         resultado da 2ª etapa

21 e 22 de outubro:                                3ª etapa de matrículas on-line (ajuste) através do Controle Acadêmico                                                                       da Graduação (CAGR)

25 de outubro:                                        resultado da 3ª etapa

25 de outubro:                                        Início do semestre letivo

25 de outubro:                                        início do período de trancamento de matrícula

25 a 27 de outubro:                              4ª e última etapa de matrículas junto às coordenações on-line (ajuste)                                                                   através do sistema da Secretaria Acadêmica UFSC Blumenau

28 e 29 de outubro:                             análise e processamento dos pedidos da 4ª etapa

1º de outubro:                                      resultado da 4ª etapa disponível no sistema da Secretaria Acadêmica UFSC                                                                  Blumenau


  • Clique aqui ou no banner para acessar o sistema

  • Tutoriais