Cancelamento/Exclusão de Disciplina

Nos termos da Resolução Normativa nº 140/2020/CUn,  cujos efeitos foram estendidos pela Resolução Normativa Nº 146/2020/CUn, de 1º de dezembro de 2020,  os estudantes, tanto calouros quanto veteranos, poderão solicitar o trancamento de sua matrícula ou o cancelamento de disciplinas durante todo o período em que vigorar o calendário suplementar excepcional referente ao primeiro semestre de 2021 (cujas aulas terão início no dia 14 de junho de 2021).

Assim, até o dia 30 de setembro, antes do encerramento do semestre letivo o discente pode solicitar o cancelamento de uma ou mais disciplinas, ou mesmo de todas as disciplinas em que estiver matriculado no primeiro semestre de 2021. Este prazo é necessário para podermos processar a solicitação antes do fechamento do sistema.

Para solicitar o cancelamento/exclusão de disciplina(s) entre no Sistema de Ajuste de Matrícula da Secretaria Acadêmica, faça o login e clique em nova requisição, selecione a opção ajuste/exclusão e preencha a solicitação.

Se a exclusão for feita no período de ajuste e o aluno desejar que a exclusão seja processada somente no caso de efetivação da inclusão solicitada no sistema, informe tal fato no campo observações, para que saibamos que a exclusão esta condiciona à efetivação da inclusão. Assim, caso não haja a efetivação da inclusão saberemos que a disciplina deve ser mantida.

Deve ser feita uma solicitação para cada disciplina que pretenda cancelar/excluir. Assim, para mais de um cancelamento/exclusão repita a operação.

Caso deseje excluir todas as disciplinas, além das solicitações de exclusão de todas elas, o aluno deve marcar na página inicial do sistema a opção “Quero me registrar na disciplina ZZD2020 – Situação Regular UFSC – Pandemia – COVID-19”.  O registro neste código é de suma importância e fará com que o aluno não perca o vínculo com a UFSC, mantendo sua condição de aluno e possa então solicitar disciplinas para o semestre de 2021-2.

Veja o vídeo tutorial de como proceder, clicando aqui.

A ausência de disciplinas e não inscrição no referido código coloca o aluno em situação de abandono e, desta forma, não haverá mais vínculo com a instituição. Nesta situação o indivíduo somente retorna à condição de discente se prestar novo vestibular ou ingressar através de edital de transferências e retornos.