Confira as datas de todos os períodos de matrícula para 2022.2

15/08/2022 16:56

A primeira etapa de matrículas para o semestre 2022.2 dos veteranos e dos ingressantes por transferências e retornos dos cursos de graduação da UFSC acontece, de acordo com o Calendário Acadêmico, de 3 a 8 de agosto. Esta primeira etapa de renovação da matrícula deve ser feita por meio do Sistema de Controle Acadêmico da Graduação (CAGR).

Calouros do semestre 2022.2 que ingressaram por Vestibular ou Sisu não devem fazer alterações neste momento, pois estarão automaticamente matriculados em todas as disciplinas da 1ª fase de seu curso. Caso haja necessidade de fazer alguma alteração, a solicitação poderá ser feita durante o ajuste de matrícula excepcional (25 e 26 de agosto).

É importante ressaltar que o sistema vai considerar sempre o Plano 1 como primeira opção. Caso alguma inconsistência seja identificada (falta de pré-requisito ou falta de vagas na turma, por exemplo) ele descarta totalmente o Plano 1 e passa a considerar apenas o Plano 2. O mesmo acontece em relação ao Plano 3. Não existe possibilidade de mesclar os planos.

Confira abaixo as datas importantes do início do próximo semestre:

• 1ª etapa de matrículas online: 3 a 8 de agosto (no CAGR)
> Resultado da 1ª etapa: 15 de agosto

• 2ª etapa de matrículas online (ajuste): 15 a 18 de agosto (no CAGR)
> Resultado da 2ª etapa: 19 de agosto

• Pedidos de quebra de pré-requisitos: 10 a 16 de agosto (no sistema de ajuste da Secretaria Acadêmica)
> Resultado dos pedidos de quebra de pré-requisitos: até o dia 24 de agosto. Caso o pedido seja deferido, o aluno deve solicitar a inclusão da disciplina no período de ajuste excepcional, nos dias 25 e 26 de agosto.

• 3ª etapa de matrículas online: 21 e 22 de agosto (no CAGR)
> Resultado da 3ª etapa: 24 de agosto

• Início do semestre letivo: 25 de agosto

• Início do período de trancamento de matrícula no semestre: 25 de agosto

• Ajuste de matrícula excepcional: 25 e 26 de agosto (no sistema de ajuste da Secretaria Acadêmica)
> Resultado do ajuste de matrícula excepcional: até o dia 31 de agosto

Atenção! Com o retorno das atividades presenciais, voltaram a valer os prazos habituais para cancelamento de disciplinas e de trancamento de matrícula. O prazo final para solicitar o cancelamento de disciplinas é durante o ajuste excepcional, dias 25 e 26 de agosto; e o prazo final para solicitação de trancamento do semestre 2022.2 é dia 10 de outubro.

>>> Para acessar o Calendário Acadêmico completo, clique aqui.

>>> Para acessar o tutorial de como fazer a renovação de matrícula pela CAGR, clique aqui.

>>> Para acessar os tutoriais do sistema de ajuste da Secretaria Acadêmica, clique aqui.

Comprovação de ciclo vacinal completo

Os estudantes da UFSC devem comprovar seu esquema vacinal completo para terem suas notas de 2022.1 lançadas no sistema e poderem fazer sua matrícula para o próximo semestre. De acordo com a Portaria Normativa nº 429/2022/GR, considera-se ciclo completo as duas doses (ou a dose única da Jansen) mais a primeira dose de reforço.

No caso de pessoas com contraindicação médica, em substituição à comprovação de vacinação será solicitada a apresentação de atestado médico com detalhamento das razões. Alunos que tiveram Covid-19 nos últimos 30 dias e que estão impedidos de tomar a dose de reforço, devem anexar o atestado médico ou o resultado do teste.

Estudantes que já enviaram os comprovantes durante o semestre 2022.1 não precisam enviar novamente, pois a situação já está regularizada. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Pró-Reitoria de Graduação pelo e-mail prograd@contato.ufsc.br.

>>> Para enviar seus comprovantes, clique aqui.

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau