Cartão SUS

O Cartão Nacional de Saúde (CNS), também chamado de Cartão SUS, é o documento de identificação do usuário do SUS. Este registro contém as informações dos pacientes da rede pública de saúde, o que possibilita a criação do histórico de atendimento de cada cidadão, por meio do acesso às Bases de Dados dos sistemas envolvidos neste histórico.

 

Quem pode ter um Cartão SUS
Todos os brasileiros têm direito ao Cartão SUS, mesmo quem paga um plano de saúde. Em 2012, os convênios médicos foram obrigados a cadastrar os clientes no banco de dados do SUS, então, quem pagava plano de saúde naquela época provavelmente tem já tem um registro. E lembre-se: esse cartão é gratuito! Com ele, é possível marcar consultas médicas para solicitar uma cirurgia que seja feita pelo SUS e conseguir medicamentos gratuitos ou com desconto, por exemplo.

 

Onde e como fazer o Cartão SUS

Antes de pedir o seu cartão nacional do SUS, confirme que você não tem mesmo o cartão. Para isso, faça o pré-cadastro no Portal de Saúde do Cidadão, informando seu nome completo, nome da mãe, data e município de nascimento. Se você já tiver cadastro, o número do seu cartão será informado. Se comprovar que não tem o Cartão SUS, já pode começar o cadastro. Dá para ir direto a um posto de atendimento ou fazer registro em duas etapas, começando pela internet e finalizando na unidade de saúde.

1ª etapa: faça a consulta conforme indicado acima ↑ e preencha todos os dados solicitados pelo sistema. No final, você receberá um número de protocolo com validade de 90 dias. Imprima-o e leve até uma unidade de saúde, para a emissão do seu cartão. Tome bastante cuidado no preenchimento de suas informações pessoais porque não é possível refazer o protocolo se você errar alguma informação. E mais: informe um endereço de e-mail (pessoal e não profissional) que você usa porque o sistema entrará em contato por ali para finalizar essa etapa de pré-cadastro.

2ª etapa: compareça à unidade de saúde mais próxima da sua casa com o protocolo impresso, seus documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência.

 

Cadastro no Portal de Saúde do Cidadão
Assim que você estiver com o cartão do SUS, que é o seu número de identificação no sistema, poderá entrar na área restrita do Portal de Saúde do Cidadão. Então, vá para a página de primeiro acesso do Portal do Cidadão e preencha as informações do quadro que está na área direita do site. Lembre-se de informar um e-mail que você usa porque ele será necessário na última etapa desse cadastro.

 

O que dá para fazer no Portal de Saúde do Cidadão
Todos os atendimentos pelos quais você passar usando o cartão do SUS ficarão registrados no sistema. Ou seja: ele é a sua identificação em qualquer posto do país. Então, vale a pena se cadastrar no Portal de Saúde do Cidadão para manter as informações pessoais em dia, conseguir imprimir uma cópia do cartão do SUS, ter acesso ao seu histórico de consultas, medicamentos, internações etc. Além disso, o sistema traz a lista de remédios que estão na rede do programa Farmácia Popular.