Vida Acadêmica – Matrícula Veterano

A partir do seu 2º semestre de UFSC, cada estudante deverá renovar a matrícula, semestralmente, podendo ser feita em três etapas diferentes.

Cada uma tem seu período determinado no calendário acadêmico, portanto fique atento aos prazos!

 

NÃO deixe para realizar matrícula em período de ajuste (3ª etapa) . Além das vagas já estarem praticamente ocupadas em todas as disciplinas, essa possui caráter EXCEPCIONAL destinada a sanar eventuais anomalias do sistema ou situações relativas à troca de currículos ou formandos. As coordenações de curso não têm obrigação de realizar a matrícula de estudantes que ignoraram as etapas online.


Para efetuar a matrícula é necessário:

  1. Ter a senha de acesso ao sistema. Entrar no cagr.sistemas.ufsc.br, e clicar em “Aluno“.
  2. Ter o currículo do curso em mãos, para verificar pré-requisito e outras demandas – os currículos estão disponíveis nos sites dos cursos, bem como no próprio site do CAGR.
  3. A efetivação da matrícula somente poderá ocorrer com ausência de choques de horários e o cumprimento dos pré-requisitos. O colegiado do curso somente poderá autorizar a quebra de pré-requisitos em caso excepcional. Esta solicitação deve ser feita por escrito, em formulário específico, junto a secretaria acadêmica ou online.
  4. Preencha as três opções de planos de matrícula disponíveis no sistema, com arranjos distintos de horários. Isso permitirá que, se caso uma turma esteja lotada na sua primeira opção, por exemplo, o sistema consiga rodar seu plano 2 ou 3, considerando a outra possibilidade de horário apontada por você para a mesma disciplina.

1ª Etapa de Matrícula: Período para renovação de matrícula (on-line);

2ª Etapa de Matrícula: Período para ajustes de matrícula para todos os cursos de graduação (on-line);

3ª Etapa de Matrícula: Período para ajustes excepcionais (secretaria acadêmica).

Ou seja, a primeira e segunda etapas de matrícula são efetuadas pelo estudante via Internet.

A terceira etapa é de caráter excepcional, sendo feita via secretaria mediante formulário específico. Só serão aceitos, pedidos de matrícula que foram indeferidos por falta de vaga nas duas etapas anteriores.

Para se matricular em disciplinas de outros cursos, acessar a aba GERAL no plano de matrícula do sistema, digitar o código da disciplina e então o sistema apresentará todas as turmas e horários oferecidos pelo Departamento daquela disciplina. Em Blumenau, até o momento apenas há um código para todo o campus, iniciado pelas letras BLU.

Importante: Lembre-se, essa matrícula é de caráter excepcional. Só poderá solicitar quem ficou sem vaga na primeira e segunda etapa.


VERIFICANDO A MATRÍCULA

Para verificação do resultado de matrícula, consulte o espelho de matrícula e não o quadro de horários ou o atestado de matrícula. O espelho está dividido em três itens:

– PEDIDOS: Local onde aparecem as solicitações feitas em cada etapa.
– CONSISTÊNCIAS: Lugar onde mostra as disciplinas que não foram atendidas por algum motivo. Na coluna mensagem, aparece o motivo descrito. Ex: problema por falta de pré-requisito, reprovadas no semestre anterior por FI (freqüência Insuficiente), matrículas não concedidas por falta de vaga, etc.
– RESULTADOS: Neste espaço, encontra-se as disciplinas que foram deferidas, ou
seja, as disciplinas que o estudante conseguiu matrícula.

Importante:

1) A matrícula nessas disciplinas poderão ser corrigidas pela Coordenadoria do Curso, na 3ª etapa, na matrícula excepcional. Para a Coordenadoria  fazer essas correções, será verificado o cumprimento do pré-requisito .

2) A matrícula compulsória em disciplinas que poderão aparecer no espelho será concedida pelo sistema em turmas que o estudante não pediu. Isso poderá ocorrer, devido a falta de vaga na turma solicitada pelo estudante. O sistema procura turma com vaga que se encaixe nos horários do plano deferido.

3) Caso uma matrícula não seja concedida por falta de vaga no resultado da primeira etapa, o estudante deverá repetir a matrícula na disciplina mesmo na turma sem vaga pela Internet e continuar assistindo as aulas. Pois o resultado pode ser favorável na segunda etapa e, assim, será solicitada a matrícula excepcional.

4) Consultar o histórico escolar sempre que iniciar o semestre e verificar se todas as disciplinas que cursou estão no histórico e se as notas estão corretas. Os erros no histórico terão implicações no processamento de matrícula, por exemplo, erros podem baixar o IAA o que acarreta em dificuldades para obtenção de vaga em determinadas disciplinas. Caso ocorra erro no histórico, procure a coordenadoria do seu curso.

5) Solicitamos a atualização dos dados cadastrais no CAGR, principalmente do EMAIL, dos telefones e do celular. O contato da Coordenadoria com vocês, quando necessário, é por email ou por telefone.