Aplicativo na web simula sistema de matrículas da UFSC

21/06/2018 18:57

(Foto: Pipo Quint/AGECOM)

(Deolhonailha: 18/07/2013 – Postado por: Redação)

Com o objetivo de auxiliar os alunos da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC a organizarem suas grades de horários, o engenheiro eletricista Ramiro Polla, criou o web aplicativo MatrUFSC, simulador do sistema de matrículas de graduação da Universidade.

Pelo site, é possível escolher as matérias desejadas e gerar as melhores combinações, já que o sistema alerta quando há choque de horários. O usuário também pode adicionar atividades extracurriculares que não constam no banco de dados e realizar ajustes de maneira fácil.

Apesar dos horários das disciplinas serem obtidos diretamente do Sistema de Controle Acadêmico da Graduação (CAGR), o site avisa que não há nenhum vínculo com a UFSC. O diretor do Departamento de Administração Escola (DAE), Luiz Carlos Podestá, reforça a importância de realizar a matrícula no CAGR. “É preciso ter cuidado com este tipo de informação para que ninguém se confunda”, alerta.

O aplicativo começou a ser desenvolvido em julho de 2011 e foi disponibilizado para uso em novembro do mesmo ano, auxiliando nas matrículas para o primeiro período de 2012. Segundo o desenvolvedor, o MatrUFSC reduz consideravelmente o tempo necessário para planejamento da grade de horários, em especial para matérias com muitas turmas em horários diferentes, como ocorre nos primeiros períodos de alguns cursos de Engenharia.

No período de matrícula do último semestre, de 25 de fevereiro a 6 de março, cerca de sete mil pessoas acessaram o site e aproximadamente cinco mil horários foram gravados. Após ser planejadas, as tabelas podem ser salvas e acessadas novamente a qualquer momento, por meio de um código identificador ou arquivo salvo na memória do computador.

O projeto fez tanto sucesso que foi adaptado por um estudante para a Universidade de São Paulo (USP). Logo nos primeiros dias de funcionamento, o MatrUSP teve milhares de acesso.

Tags: matrícula