Nota do DCE sobre a emissão das carteirinhas de estudante

28/02/2018 17:56
A CIE – Carteira de Identificação Estudantil representa a garantia de um direito das e dos estudantes de acesso a lazer e cultura por um valor mais acessível. Compreendendo a importância da garantia deste direito e o papel que o DCE pode cumprir ao emitir as carteirinhas em sua sede, viemos por meio desta nota esclarecer o corpo discente dos motivos para o atraso no processo de emissão deste documento.

Para que possamos emitir as CIEs, precisamos ter acesso à conta bancária do diretório, o que não possuímos até o momento. O acesso à conta é liberado após apresentação da ata de posse da gestão, assinada por toda a Comissão Eleitoral e lavrada em cartório, e tal ata ainda não foi finalizada e entregue à gestão do DCE, mesmo passados 5 meses da eleição para a entidade.

A primeira ata de posse disponibilizada pela Comissão Eleitoral não pôde ser utilizada por ter sido redigida à mão; desde então, a gestão Ainda Há Tempo tomou para si a tarefa e redigiu uma nova ata, buscando todos os membros da Comissão Eleitoral para assiná-la e então dar continuidade aos procedimentos burocráticos. Como ainda falta colhermos uma última assinatura da Comissão Eleitoral – que esperamos conseguir ainda esta semana -, quaisquer ações do DCE que necessitem de suporte financeiro ficam condicionadas ao acesso à conta bancária da entidade, sendo a CIE apenas um exemplo das atividades que deixamos de encaminhar devido a este desencontro com a Comissão Eleitoral e as burocracias bancárias.

Nossa estimativa é de que a emissão das CIEs tenha início no mês de março. Ainda que a última gestão do DCE tenha dificultado a gestão do conhecimento sobre os procedimentos necessários para emitir as carteirinhas, devolvendo à FAPEU a máquina que estava sendo utilizada para impressão do documento, já temos em mãos diversos orçamentos para reestabelecer a emissão das CIEs e estamos aguardando unicamente o acesso à conta bancária para que o problema seja resolvido.

Enquanto isso, as/os estudantes que precisarem solicitar o documento podem fazê-lo pelo site www.documentodoestudante.com.br.

Agradecemos a compreensão de todas e todos e seguimos na luta por um DCE mais democrático e transparente.

Gestão Ainda Há Tempo – DCE Luís Travassos

Bárbara Juliana Cunha